domingo, 13 de janeiro de 2013

11º dia - Atacama - Laguna Cejar (pronuncia-se Laguna SÉRRAR)

Hoje o dia foi bárbaro. Tivemos a manhã livre para passear na cidade, passamos por uma ruazinha e lá encontramos uma galeria de arte super interessante, com trabalhos em alumínio, prata, cobre, ferro e aço, quase todos retratando a cultura e simbologia atacamenha. Não conseguíamos sair de lá. Dava vontade de comprar tudo. Cada peça tinha um charme especial. A Lúcia comprou um pingente muito delicado; esta é uma vantagem de viajar de moto. Não cabe muita coisa. Depois fomos comprar capas de almofada e uns panos desenhados que darão belos quadros. A manhã ainda estava fresquinha e nos divertimos pela rústica cidade. Com ruas de terra e turistas e mais turistas caminhando pela vila, uns chegando e outros indo embora, San Pedro de Atacama é um lugar que sempre prometemos voltar. Fomos ao museu de arqueologia que muito nos impressionou. Bem dividido, passear pelas galerias significa uma volta ao passado. Com belas peças achadas em sítios arqueológicos, o museu se destaca por sua infraestrutura e organização. Aprendemos mais um pouco sobre os incas e o quanto sofreram para sobreviver num ambiente tão inóspito. Depois comemos uma enchilada de pollo deliciosa e aguardamos dar 16h00 para o passeio programado para o dia de hoje. Fomos à Laguna Cejar e, sem sombra de dúvida, foi o melhor de todos. O lugar é lindo, a água é azul esverdeada e cristalina. Já fomos com roupa de banho por baixo, pois em uma das lagunas é permitido banhar-se. Aliás, essa é uma experiência ímpar. A laguna fica num dos salares de Atacama e é lindo o contraste entre o branco do sal e o azul da água. Ao fundo vê-se o vulcão Licancabur, cartão postal da cidade, com seu pico nevado. É indescritível estar lá. Quando se entra na água, fria, temos de aprender a nos virar lá dentro, já que a alta salinidade, nos espulsa e faz boiar até quem não sabe nadar. Acho que nunca ri tanto na vida quando a Lúcia entrou na laguna. Ela tentava entrar na água e daí perdeu o controle da situação e pensou que iria virar cambalhota e morrer afogada. Olhou para mim com os olhos arregalados e, em pânico, gritou R I C A A A A R D O, vem aqui, é sério. Em quase 40 anos juntos foi a primeira vez que vi o pânico estampado em seu rosto. Caímos na gargalhada por um bom tempo. Depois ela entendeu como controlar os movimentos num lugar que não se afunda nem querendo e passou a curtir feito criança. Ficamos lá pelo menos uma hora. Encontramos brasileiros que também vieram de moto, depois uma moça do Acre -Stefani- que namora um santiaguino, Rodolfo, que inclusive tiramos uma foto juntos que vou mandar por email. Uma delicia de lugar. A Lúcia dizia: o que é isso? Que lugar incrível, nem acredito que estou aqui. Parece mentira. Depois fomos fazendo amizade com as pessoas do grupo e chegamos noutra lagoa circular e de água doce para tirar o sal e continuar nos divertindo. Por fim, chegamos num salar em que se faz uma caminhada gostosa finalizando o passeio às 20h25 com um coquetel com direito a amendoim, batata frita, suco de durazno e pisco sauer. Aí o grupo já estava mais integrado e tiramos uma foto juntos. O guia disse às pessoas que havíamos vindo e moto do Brasil e todos nos aplaudiram com veemência. Ficamos super felizes. Chegamos no hotel, tomamos um banho e saímos para jantar. Voltamos à meia noite para arrumar a bagagem pois amanhã começa nossa volta de 3.200 km até nossa casa.