segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

5º dia - de Santiago del Estero a Salta 443 km

Levantamos às 7h00 e tomamos um café da manhã de rei no hotel Savoy. Tiramos a barriga da miséria. O tempo estava relativamente bom apesar de algumas nuvens negras. Choveu a noite toda. Fomos para a cochera pegar a moto onde estava muito calor. Saímos do hotel e rumamos a um posto de gasolina para abastecer e lubrificar a corrente. Pegamos a estrada e o tempo foi melhorando cada vez mais. Cabras e mais cabras e revoadas de passarinho ao longo da estrada. Chegamos às termas do Rio Hondo - Rio Fundo -. Tem uma represa imensa e casas muito bonitas ao redor das margens. Muitos barcos a vela e outros de grande porte. Suponho que as pessoas devem aproveitar demais tamanha quantidade de água. Ali tem um autódromo muito bem localizado. Passamos pela barragem tendo à direita uma imensidão de água e à esquerda uma ilha com fauna e flora preservadas. Assisti isso num video do youtube. Nao fomos conferir pois ainda havia muito chão prá rodar. Começam a sumir as cabras e passarinhos e aparecer pequenas borboletas que grudavam no parabrisas e em nossas roupas. Nunca vi tanta borboleta !!. Num posto perguntei como fazer para chegar a Cafayate e o frentista disse que era melhor perguntar a um taxista pois a cidade, ao contrário do que pensava, não ficava no caminho de Salta. Foi bom perguntar pois o caminho para Cafayate era ruim e muitos quilometros de rípio. Decidimos alterar a programação e seguir para Salta, de onde é mais fácil se chegar a Cafayate. A estrada - Ruta 9 - é maravilhosa. Começa a aparecer a pré- cordilheira com montanhas acima das nuvens. Ficamos deslumbrados com a beleza do lugar. A Lúcia gritava em seu microfone: que delícia estar aqui. Viemos curtindo a pilotagem até a hora em que começaram umas curvas perfeitas para fazer em alta velocidade. Me empolguei e levei a maior bronca. Chegamos à Salta antes das 4 da tarde com céu azul e muito calor. Comparei o custo beneficio de dois hotéis na praça central da cidade e optamos por ficar no mesmo do ano passado. Uma construção antiga e muito bonita, de frente para a praça mais badalada de Salta. É o hotel Colonial. Tomamos um belo banho e saímos para passear a pé. Salta é uma cidade muito bonita, turística e apelidada de La Linda. Comemos umas empanadas deciliosas com vitamina de banana com doce de leite. Fomos a duas igrejas, andamos bastante a pé e depois sentamos num restaurante com mesinhas num imenso calçadão para comer mais empanadas saltenhas com uma boa cerveja que leva o nome da cidade. Não sabemos o que vamos fazer amanhã. Dia oito é aniversário do nosso querido filho, o Dudu, e os pais estão a milhares de quilômetros de casa. Mas ele está curtindo a nossa viagem.