terça-feira, 8 de janeiro de 2013

6º dia - Salta

Levantamos tarde, às 8 da manhã, noite bem dormida, e fomos numa agência de turismo. Os passeios geralmente são de dia inteiro, alguns de 2 dias. Compramos um city tour que sairá às 16h00. Depois fomos visitar o museu da história de Salta, a Casa de Cultura e palácio do governo e depois o museu de arqueologia, simplesmente magnífico. Vimos o el niño que foi encontrado em 1999 intacto num dos vulcões das redondezas da cidade. Depois pegamos um táxi e fomos até o teleférico - Cerro San Bernardo - de onde tivemos uma bela vista da cidade. Na descida encontramos um casal super simpático da Holanda e viemos conversando sem parar, já que ele também é motociclista. Salta é uma cidade que é difícil de ir embora. Sentamo-nos no mesmo restaurante de ontem, o Madero, para saborear as deliciosas empanadas e uma humita - a nossa pamonha - de choclo (milho) y queso -. Enquanto almoçávamos veio um indígena vendendo hojas de coca. Compramos para usar na viagem de amanhã em que subiremos a 4.830 metros de altitude. Pombas e mais pombas dando rasantes nas cabeças das pessoas almoçando e até subindo nas mesas para comer alguma migalha de comida. Depois saímos para um city tour pela cidade. Numa van Mercedes Benz, um guia super capacitado nos levou para conhecer toda a cidade, contando com riqueza de detalhes sua história desde o tempo da colonização espanhola, nos idos de 1.580. Fomos a um bairro distante uns 12 km, denominado San Lorenço, situado numa grande área arborizada na encosta de um morro com vista para a pré-cordilheira dos Andes. Sensacional...!!! O passeio termina numa zona de artesanato que acontece numa casa secular, um dos ambientes mais aconchegantes de toda a viagem. Descobri que estamos adiantados um dia que dormiríamos em Cafayate e que a travessia dos Andes será depois de amanhã. Ficaremos portanto mais uma noite em Salta. Conseguimos dar os parabéns ao Dudu, nosso filho que completa hoje 20 anos e que está em São Tomé das Letras com dois amigos, o Davi e o Alexandre. Começa a chover por aqui e saímos para jantar. Eu comi um chorizo e a Lúcia, lomo de lhama. Ela adorou. Vamos dormir e procurar o que fazer amanhã. Opção é que não falta.









































































6 comentários:

  1. Legal, sem estrada, porém com o igualmente necessário descanso, até pq o porvir é intenso, certo?!
    Belas fotos de um lindo lugar. Parabéns?!...
    Sigam aproveitando e, como até aqui, propiciando que viajemos juntos com o querido Casal. Fiquem bem e com Deus.
    Abraços.
    Vitor

    ResponderExcluir
  2. Estamos conhecendo a Argentina com as tuas histórias e fotos, que cidade esta tão interessante. Aproveitem bem hoje para encherem o peito de ar e começarem a grande subida! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Me esqueci que vocês iriam ficar um (agora dois) dias em Salta. Imagino que tenha superado as expectativas que tínhamos já em 2012. Essa região é mágica. Espero que a Lúcia curta toda a parte da Cordilheira.

    ResponderExcluir
  4. Lindas fotos. Que delícia!!! Abraçao

    ResponderExcluir
  5. Oi queridos! Como sempre parece que estamos junto com vcs . Lendo os relatos, viajamos juntos. Adorei as fotos. Como vai o pé? Com tanta coisa boa acontecendo, garanto que o pé é o de menos.......Boa viagem e continuamos juntos. Bjsbjsbjs. Estou de carona na conta da Isabela. Todos mandamos beijos.

    ResponderExcluir
  6. Maravilha Ricardo. Curtindo e apreciando cada postagem. Envolvente, deliciosa, saborosa, sinto como se estivesse pilotando logo atrás de vocês. Paisagens deslumbrantes. Já lhe disse, deveria escrever um livro sobre essa sua proeza meu amigo. Cuide-se e aproveite cada momento, ainda mais na bela companhia de sua esposa, Lúcia. Que Deus continue os acompanhando. Abraços

    ResponderExcluir